top of page
  1. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA RENOVAÇÃO DA CNH

por Iara Bravo

Psicóloga Clínica e Perita em Avaliação Psicológica

Com a avaliação psicológica na renovação da CNH - ou periodicamente - o psicólogo Perito Examinador de Trânsito poderia identificar comportamentos que coloquem em risco a segurança no trânsito sob a influência dos fatores humanos. Segundo pesquisas, uma das grandes causas de acidentes no trânsito pode ser o estado emocional do condutor, pois no decorrer da vida o ser humano passa por situações diversas que alteram e interferem no modo como dirige. Se a avaliação psicológica é importante no processo de aquisição da carteira nacional de habilitação, é fundamental na manutenção da CNH.

 

Devemos também lembrar que a avaliação psicológica é sempre delimitada no tempo, com validade limitada a um determinado momento. Por via de regra, a primeira CNH é obtida a partir dos 18 anos e, ao longo da vida, o avaliado pode passar por situações que possam alterar a personalidade e estado emocional, interferindo no modo como dirige.

 

O ato de dirigir é multíplice, envolve diversas habilidades e requer do motorista uma maturidade emocional e intelectual, que lhe permitam interpretar sinais e reagir com antecedência diante dos fatos. Uma vez comprovados os benefícios que a Avaliação Psicológica tem no processo de renovação da CNH, uma grande parcela da sociedade se beneficiará, pois a avaliação psicológica poderá contribuir para promover segurança a todos os usuários da via pública.

(Iara Bravo)

 

bottom of page