top of page
  1. Senadora Ana Amélia favorável aos

  2. exames psicotécnicos para CNH

Em reunião com a Abrapsit no dia 28/10 , a senadora esclareceu o real teor do PL 8085/2014, e se colocou à disposição da entidade nas sua.busca para o retorno da renovação da CNH em todas categorias e fez a seguinte nota: 


Recebi algumas mensagens relativas ao projeto de lei 454/2012, de minha autoria, e esclareço, em atenção aos psicólogos: esse projeto trata, exclusivamente, de exigir que aulas práticas e testes de habilitação para que motociclistas recebam sua CNH precisam ser feitos no ambiente real. Os testes, hoje, são feitos em circuitos fechados, com piso sem irregularidades e sem mostrar as deficiências das ruas, avenidas e estradas de nosso País (buracos no asfalto, meio-fio irregular, desnivelamento das estradas, barro, etc.).

 

Esse projeto nasceu de uma audiência pública, quando debatemos, em 2012, as causas do grande número de acidentes envolvendo motocicletas e do impacto disso sobre previdência e saúde, porque envolve, na maioria, jovens condutores. O projeto trata exclusivamente disso. Em nenhum momento faz referência aos testes psicológicos que, a meu ver, são indispensáveis. No processo legislativo, muitas vezes, um projeto fica desvirtuado pelo excesso de apensamentos de outras iniciativas que tratam de temas correlatos. O projeto está na Câmara, onde foram apensadas outras 159 matérias de outros deputados, sob a relatoria do deputado Sérgio Brito, que terá a incumbência de analisar a proposta. Depois, voltará ao Senado e corrigiremos, então, os equívocos.

bottom of page